sexta-feira, 3 de julho de 2020

8 erros que deve evitar ao colocar uma fralda

Desta vez vou falar nos pequenos erros que cometemos quando colocamos uma fralda e que podem causar algumas complicações, como as assaduras, as fugas de fezes e urina, desconforto do idoso, mais gastos, entre outros... espero ajudar.

8 erros que deve evitar ao colocar uma fralda

8 erros que deve evitar ao colocar uma fralda


Erro nº 1 - escolha do tamanho

A escolha do tamanho vai adequar a fralda à cintura do idoso e permitir que fique mais adaptada, uma fralda com o tamanho desajustado aumenta o risco de fuga. Para saber o tamanho mais adequado devemos medir a cintura, na parte da anca, confira que tamanho deve comprar:
  • tamanho XS/ S - 38 a 105 cm 
  • tamanho M - 80 a 145 cm
  • tamanho L/ XL - 120 a 170 cm
  • tamanho XXL - 130 a 190 cm

(medidas padronizadas para a marca dailee®)


Erro nº 2 - compra de fralda mais barata

Como tenho falado nem sempre a fralda mais barata é a melhor opção, recentemente falei com uma cuidadora que comprava as fraldas no supermercado. Aceitou o desafio de mudar para outra marca que apesar de ser mais cara acabou por poupar pois conseguir evitar 3 mudas de fralda durante o dia. As fraldas de supermercado não têm materiais tão nobres na sua composição - Confira o post - 10 razões para deixar de comprar fraldas no supermercado.

Erro nº 3 - fraldas mais compactas

Muitas marcas acabam por compactar demasiado as fraldas para conseguir diminuir o tamanho das embalagens e poupar no transporte, sempre que pegamos numa fralda devemos abri-la transversalmente para aumentar a sua capacidade de absorção e abrir as abas internas de forma a evitar as fugas.

Erro nº 4 - colocação da fralda

A correcta colocação da fralda consegue diminuir os riscos de fuga, a fralda deve ser colocada centrada no corpo, pode conferir neste exemplo:
Colocar a fralda no idoso
Colocar a fralda no idoso

Erro nº 5 - fralda demasiado apertada

A fralda, após colocação, deve ficar justa à cintura, mas não deve ficar demasiado apertada, para evitar riscos de cortes e desconforto do idoso.

Erro nº 6 - mobilizar a pessoa com ajuda da fralda

Tenho observado algumas pessoas que ao mobilizar o utente puxam pela sua roupa e fralda, estas técnicas aumentam o risco de cortes e feridas por fricção, nas virilhas, pernas e anca. Para mobilizar um idoso o recomendado é usar ajudas técnicas, exemplo:
Cinta para mobilizar o idoso

Erro nº 7 - local onde se guarda as fraldas

O local onde guarda as fraldas deve ser um espaço exclusivo, seco e sem humidade para evitar o aparecimento de fungos nas fraldas.

8 erros que deve evitar ao colocar uma fralda

Erro nº 8 - uso de duas fraldas

Tenho contactado alguns cuidados que usam duas fraldas durante o período nocturno com o objectivo de assegurar que o idoso não necessita de mudança da fralda. Esta estratégia é um pouco controversa, primeiro porque o idoso com a pele toda a noite húmida fica mais susceptível de ter alguns problemas como micoses, assaduras ou mesmo agitação e depois porque nem sempre o uso de duas fraldas garante uma dupla absorção. Para corrigir este erro aconselho sempre o uso de uma fralda mais absorvente apesar de mais cara, acaba por compensar - Fraldas mais absorvente na nossa loja online.


Carlos Edgar

0 comentários:

Publicar um comentário